5 DICAS PARA SER MAIS FELIZ TRABALHANDO EM CASA

Share:

Um dos grandes legados de 2020 será, sem dúvida, o home-office. Trabalhar de casa era um desejo de muitos, mas não era possível para maioria das pessoas até o início da pandemia.

Ainda não sabemos se essa mudança será definitiva, mas ficou claro que é possível e, muitas vezes, mais vantajoso trabalhar de casa.

Eu trabalho desta forma há 7 anos e já cometi muitos erros até entender a dinâmica. Continuo testando coisas novas sempre que acho necessário, mas hoje em dia eu consegui criar uma rotina que não só me faz ser mais produtiva, mas também ajuda a manter o meu bem-estar. 

Crie um espaço dedicado ao trabalho

Para muita gente, usar a mesa das refeições para trabalhar é a única opção disponível. Se esse for o seu caso, tente fazer uma separação entre a área da mesa em que você vai servir as refeições e a área de trabalho.

Se isso não for possível, escolha um lugar para fazer suas refeições com calma, pode até ser uma bandeja no sofá, mas evite comer em frente ao computador. Use a refeição como um momento para fazer uma pausa e mudar de ambiente, ainda que seja no mesmo espaço.

Evite trabalhar da cama ou do sofá. Além de ser péssimo para a sua postura, esses lugares são reservados para o descanso e relaxamento e é importante que eles se mantenham assim.

Se você tiver espaço para criar um home-office em um canto da sala ou do quarto, faça isso. Quanto mais confortável você estiver, menos cansada você vai se sentir ao final do dia e essa divisão também ajuda o nosso cérebro entender que cada lugar da casa tem a sua função.

 

Invista em uma cadeira de qualidade

Ainda que você use a mesa das refeições, é importante ter uma cadeira que suporte o seu corpo da forma correta quando for passar o dia todo sentado.

Algumas marcas especializadas em mobiliário de escritório são consideradas as melhores. Elas investem em pesquisas e testes e, justamente por isso, são muito mais caras.

Existe uma infinidade de opções para todos os tipos de bolso e, como nem todo mundo pode investir em uma cadeira profissional, eu tenho algumas dicas para que você seja capaz de escolher uma boa cadeira independentemente do preço.

Dê preferência para as cadeiras que sejam totalmente customizáveis. É importante que ela seja capaz de girar e rolar, tenha ajuste de altura, apoio para os braços com ajuste de altura e ajuste para as costas. O assento precisa ser firme, sem ser duro demais e, dependendo da altura da sua mesa e da cadeira, talvez também seja necessário ter um apoio para os pés e para a lombar.

E lembre-se, você vai passar pelo menos ⅓ do seu dia sentado nessa cadeira. Quanto valem o seu conforto e a saúde? Às vezes nos assustamos com o preço de algumas coisas, mas a melhor forma de determinar se vale a pena é dividindo o preço pela quantidade de vezes em que você vai usa aquele item e quanto tempo ele vai durar.

 

 

Posicione o seu computador adequadamente

Laptops são muito práticos, mas a principal função deles é serem portáteis e acabam não sendo a melhor opção para quem trabalha horas a fio.

O fato de o teclado estar preso à tela faz com que a gente tenha que inclinar o pescoço para baixo para digitar e isso pode causar sérios problemas na coluna cervical. 

Se você não tem um desktop, minha sugestão é comprar um suporte para o laptop ou criar um apoio com livros para que a tela fique na altura correta. Ter um teclado e um mouse separados também é muito importante.

 

Pijamas foram feitos para dormir

É muito tentador trabalhar de pijama nos primeiros dias ou até meses fazendo home-office. Mas, embora possa parecer confortável num primeiro momento, essa não é uma boa ideia.

Da mesma forma que é importante criar um espaço dedicado ao trabalho, o que você veste também diz muito sobre como o seu cérebro vai se comportar.

Eu não estou falando em se montar toda para ficar em casa. Eu amo conforto e sou a rainha do moletom, mas o ritual de trocar de roupa, ainda que seja para vestir algo parecido com o seu pijama é importante e vai melhorar a sua disposição para começar o dia, pode acreditar!

 

 

 

O calendário é seu melhor amigo

Trabalhar de casa nos dá uma falsa sensação de flexibilidade. Por um lado, é maravilhoso economizar aquelas horas que ficávamos no trânsito, mas por outro, quando trabalhamos de casa, muitas vezes temos a sensação de que não existe separação entre a vida e o trabalho e acabamos trabalhando muito mais do que quando estamos no escritório.

Uma coisa que eu passei a fazer depois que eu li o livro Indistraível: Como Dominar a sua Atenção e Assumir o Controle da sua Vida, foi colocar absolutamente todas as atividades do meu dia no calendário. Eu uso o Google Calendar e coloco desde o tempo que vou passar trabalhando até o que vou passar tomando banho, cozinhando e relaxando.

Quando você sabe exatamente o que deveria estar fazendo, as chances de você se distrair e perder tempo com o que não importa diminuem muito. Assim, aquelas horas que “sobram” podem ser investidas no seu autocuidado e em outras coisas que não sejam trabalho.

 

Para muita gente o home-office é uma situação é provisória, mas se esta é a sua nova realidade eu realmente recomendo que você faça algumas dessas mudanças e invista na sua qualidade de vida!

Oi! Esperamos que você goste das recomendações de produtos. Nossa intenção é sugerir coisas que realmente gostamos e achamos que podem ser úteis para você. Nós também valorizamos a transparência, então, saiba que alguns dos links apresentados são afiliados e podem gerar uma pequena comissão.

Share:

logo inbox

Assine a newsletter e receba um conteúdo exclusivo no seu e-mail!

Ao clicar em “inscrever-se”, você concorda em receber e-mails do Fê-liz com a vida e aceita nossos termos de uso, política de privacidade e cookies.