SE EU PUDESSE ME ESCREVER UMA CARTA ANTES DE ENTRAR NA FACULDADE…

Share:

Oi Fê,

Você provavelmente está lendo essa carta no ônibus, voltando para casa cansada do trabalho, mas tenho uma boa notícia: em alguns anos você vai ter seu carro. Vai demorar um pouco mais do que você gostaria, e ao contrário do que você pensa, ele não te fará ficar menos cansada, mas realmente vai ser um pouco mais confortável viajar da zona leste para os lugares onde você tem de ir.

Como eu sei disso? Porque eu sou você, daqui a 15 anos.

Estou te escrevendo essa carta de uma cidade chamada Siemp Reap no Camboja. Sim, aquele país lá na Ásia. Se você já tivesse acesso à internet em casa, tenho certeza que a primeira coisa que faria ao chegar seria pesquisar no Google.

Decidi escrever porque estava aqui pensando em você e em algumas coisas que eu aprendi nesses últimos anos e achei que poderia ser útil caso você soubesse antes de mim.

Para começar, pare de comprar roupas e vá fazer um tratamento de pele. Eu sei que custa metade do seu salário e não parece tão importante, mas você não faz ideia do quanto esse complexo por ter espinhas faz sua auto-estima ir pro saco. Se livrar das espinhas vai te fazer tão feliz que você vai se achar bonita com qualquer roupa, além de se sentir confiante para várias outras coisas. Não espere até os 26 anos para descobrir isso.

Depois disso, use protetor solar no rosto TODOS OS DIAS. Ah, e pare de achar que ser magrela é feio. Vai ter gente dando um dedo para ser magra desse jeito daqui a alguns anos.

Não se preocupe. Mesmo tendo feito colegial técnico e não tido aulas suficientes de química, física e biologia você vai passar no vestibular para aquela faculdade que você sempre quis. Não precisa nem fazer inscrição para outras, pois é nessa que você vai entrar. Mas se eu puder te dar um conselho, diria para esperar mais um ano, juntar todo o dinheiro que você puder, comprar uma passagem, arrumar um emprego de garçonete em algum lugar do mundo, ou ir trabalhar num navio, sei lá. Eu te garanto que entrar na faculdade aos 17 ou aos 20 anos não faz diferença alguma se você estiver fazendo algo que também te faça crescer de outras formas.

Mas, se realmente quiser entrar na bendita faculdade aos 17 eu vou entender, afinal, é difícil acreditar que a gente pode viajar e fazer algo diferente sem ter nascido rico, né? Mas eu te digo por experiência própria: viajar pelo mundo é muito mais fácil e barato do que você imagina. E muito mais enriquecedor e legal também.

Aproveite cada minuto da sua faculdade. Não perca uma festa, uma viagem. Serão momentos incríveis que nunca mais terão o mesmo gosto, mesmo que você faça duas outras faculdades depois. Além disso, saber estatística vai ser importante para a sua vida profissional, acredite em mim e entenda a matéria em vez de estudar para passar.

Pare de usar a falta de dinheiro como desculpa para não fazer exercícios. Nem tudo precisa ser feito na academia, desde que você esteja disposta a se mexer. Saia para correr na rua, faça parte do time de algum algum esporte na faculdade. Além de se divertir e fazer outros tipos de amigos, você vai me poupar muito esforço mais para frente.

Sabe aquelas suas amigas que são as melhores hoje? Elas continuarão sendo as melhores sempre. E aquela história de “você vai ser a madrinha dos meus filhos” dos bilhetes de despedida do colegial, sim, também é verdade.

Depois que você tiver parado de comprar roupas para fazer o tratamento de pele, não volte a comprar, e sim, comece a fazer um curso de inglês. Eu sei que você acha que seu pai deveria ter pago por isso, mas ele não entendia a importância de estudar outra língua ou investir grana em educação. Se não fizer isso agora, só vai retardar o seu contato com o mundo maravilhoso que existe fora do Brasil. Também sei que você não tem tempo, mas acordar cedo no sábado agora vai ser menos cansativo do que acordar cedo no sábado daqui a 8 anos e acredite, isso vai ser inevitável já que o tempo vai ficar cada vez mais curto.

Falar inglês vai ser importante para o trabalho, mas mais do que isso, vai te possibilitar conversar com pessoas do mundo todo e essa vai ser uma das suas maiores paixões, por isso, não espere tanto para começar.

Você vai achar que encontrou o amor da sua vida no final da faculdade, mas não vai dar em nada. Mesmo você achando que ele é sua alma gêmea e que você nunca mais vai achar alguém tão incrível, não sofra muito porque não vai valer a pena. O tempo vai te mostrar que vocês não tinham nada a ver. Aliás, por falar em amor da sua vida, lembra do inglês? Ele vai ser importante para isso também.

Já te falei para usar protetor solar no rosto todos os dias? Acho que não vai ser suficiente. Use no pescoço e nas mãos também. Eu vou ser eternamente grata.

Mesmo que você não siga nenhum desses conselhos, ou siga apenas parte, sua vida vai ser ainda melhor do que você imagina que possa ser. E olha que só eu sei o quanto você sonha alto. Tudo o que você precisa fazer é continuar acreditando que nunca deve parar de aprender, ter foco e trabalhar duro. O resto, o universo vai se encarregar de fazer acontecer.

Deve estar quase na hora de descer do ônibus, por isso aqui vai meu último conselho: vá dormir assim que chegar em casa e tente ir dormir mais cedo todos os dias. Ao contrário do que você pensa, dormir não é perda de tempo.

Um beijo e até breve!

Share:

logo inbox

Assine a newsletter e receba um conteúdo exclusivo no seu e-mail!

Ao clicar em “inscrever-se”, você concorda em receber e-mails do Fê-liz com a vida e aceita nossos termos de uso, política de privacidade e cookies.