CREME DE AVELÃS OU NUTELLA CASEIRA!

Share:

Desde que passei a me preocupar com a minha alimentação eu virei a louca dos rótulos, leio absolutamente TUDO!

Quando adquirimos esse hábito, percebemos que muitas coisas vendidas em pacotes são cheias de ingredientes que não fazemos ideia do que sejam.  Isso acontece porque ingredientes in natura são caros e a indústria acaba usando outros componentes mais baratos para criar um sabor idêntico por um custo mais baixo e uma margem de lucro mais alta.

A Nutella, por exemplo, é um creme de avelãs com apenas 13% de avelãs em seu conteúdo, o restante são aditivos como açúcar, óleo de palma, leite em pó desnatado (8,7%), cacau (7,4%), emulsificante leticina de soja e vanilina. Somente 29% do conteúdo da Nutella industrializada é composto de avelãs e chocolate.

Nessa versão caseira facílima de fazer com apenas 2 ingredientes (os que importam), você consegue controlar a quantidade de açúcar, além de saber exatamente o que está consumindo.

INGREDIENTES

  • 150g de chocolate 85% cacau (eu gosto mais amargo, mas se você quiser mais doce é só usar chocolate ao leite)
  • 250g de de avelãs cruas (aproximadamente 2 xícaras de chá)

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (350 ºF).
  2. Derreta o chocolate da forma que achar mais conveniente. Eu gosto de banho-maria, mas também funciona no microondas de 30 em 30 segundos na potência alta, para que derreta de forma mais uniforme. Reserve.
  3. Coloque as avelãs em uma assadeira e asse por 8-10 minutos, até que as cascas fiquem tostadas e comecem a desgrudar.
  4. Transfira as avelãs para um pano de prato limpo e esfregue umas nas outras para retirar o máximo da casca que você conseguir.
  5. Ainda quente, coloque as avelãs para bater em um processador e bata por 10 minutos. Ela vai soltando seus óleos naturais e formando uma pasta. Não se esqueça de ir raspando as laterais no processo para que fique bem lisa e uniforme.
  6. Passados 10 minutos, continue batendo e vá adicionando o chocolate derretido em um fio contínuo até que seja totalmente incorporado à pasta de avelãs. 
  7. Transfira o conteúdo (que estará bem líquido) para um vidro e leve para a geladeira sem tampa para não formar água na superfície por conta do choque térmico. Depois de 30 minutos ela está pronta! Se preferir uma consistência mais cremosa, mexa vigorosamente e guarde em temperatura ambiente.

ARMAZENAMENTO

É importante que o vidro seja esterilizado e esteja seco. O creme de amêndoas pode ser armazenado tanto na geladeira (consistência firme) quanto deixado em temperatura ambiente (consistência cremosa) por 1 mês, já que a gordura é um conservante natural.

Share:

logo inbox

Assine a newsletter e receba um conteúdo exclusivo no seu e-mail!

Ao clicar em “inscrever-se”, você concorda em receber e-mails do Fê-liz com a vida e aceita nossos termos de uso, política de privacidade e cookies.