COMO FAZER LEITE DE CASTANHA-DE-CAJU

Share:

Eu sempre amei leite, mas ele me causava muito desconforto, cólicas, distensão abdominal (inchaço na barriga) e quando eu abusava muito, até diarreia. Eu sempre achei que esses sintomas eram normais até descobrir que eu tinha intolerância à lactose.

Desde então eu venho buscando alternativas vegetais e confesso que, para mim, todos estes leites industrializados têm gosto de água suja, além de serem caros e cheios de outros ingredientes como estabilizantes e espessantes. Eu também achava que fazer esses leites em casa era muito complicado, até que eu decidi tentar e foi um caminho sem volta, principalmente este que é simples, mais barato e você tem o total controle da quantidade que quer fazer e do que está consumindo.

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de castanha-de-caju crua

1 litro de água filtrada

Opcionais

1 colher (chá) extrato de baunilha

1 colher (sopa) de maple syrup ou agave

1 pitada de sal

 

MODO DE PREPARO

  1. Em um recipiente com tampa, coloque as castanhas-de-caju e cubra com água. Tampe e coloque na geladeira por pelo menos 4 horas ou deixe de um dia para o outro.
  2. Penere desprezando a água e enxague as castanhas até a água sair limpa. Coloque no liquidificador com 1 litro de água filtrada (e os opcionais, caso queira) e bata na potência máxima por no mínimo 2 minutos. Não é preciso coar.
  3. Coloque o leite em uma garrafa e guarde na geladeira por 3-4 dias.

 

DICAS DA FÊ NEUTE

Se você não consome 1 litro de leite em 4 dias, você tem duas alternativas:

  1. Congelar o restante em forminhas de gelo para usar no futuro.
  2. Eu geralmente faço ½ receita e é perfeito para 4 dias, mas é possível dividir até em 4 e fazer apenas 250 ml.

Share:

logo inbox

Assine a newsletter e receba um conteúdo exclusivo no seu e-mail!

Ao clicar em “inscrever-se”, você concorda em receber e-mails do Fê-liz com a vida e aceita nossos termos de uso, política de privacidade e cookies.