Eu sempre amei leite, mas ele me causava muito desconforto, cólicas, distensão abdominal (inchaço na barriga) e quando eu abusava muito, até diarreia. Eu sempre achei que esses sintomas eram normais até descobrir que eu tinha intolerância à lactose.
Desde então eu venho buscando alternativas vegetais e confesso que, para mim, todos estes leites industrializados têm gosto de água suja, além de serem caros e cheios de outros ingredientes como estabilizantes e espessantes. Eu também achava que fazer esses leites em casa era muito complicado, até que eu decidi tentar e foi um caminho sem volta, principalmente este que é simples, mais barato e você tem o total controle da quantidade que quer fazer e do que está consumindo.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de castanha-de-caju crua
- 1 litro de água filtrada
Opcionais
- 1 colher (chá) extrato de baunilha
- 1 colher (sopa) de maple syrup ou agave
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Em um recipiente com tampa, coloque as castanhas-de-caju e cubra com água. Tampe e coloque na geladeira por pelo menos 4 horas ou deixe de um dia para o outro.
- Penere desprezando a água e enxague as castanhas até a água sair limpa. Coloque no liquidificador com 1 litro de água filtrada (e os opcionais, caso queira) e bata na potência máxima por no mínimo 2 minutos. Não é preciso coar.
- Coloque o leite em uma garrafa e guarde na geladeira por 3-4 dias.
Dicas da Fê Neute
Se você não consome 1 litro de leite em 4 dias, você tem duas alternativas:
- Congelar o restante em forminhas de gelo para usar no futuro.
- Eu geralmente faço ½ receita e é perfeito para 4 dias, mas é possível dividir até em 4 e fazer apenas 250 ml.