Eu sempre amei açaí e por anos eu achei que aquele sabor adocicado era da própria fruta. Foi só quando eu me mudei do Brasil que eu provei açaí sem açúcar e achei horrível, até descobrir que o que fazia o açaí “brasileiro” ser doce era o xarope de guaraná.
Depois de reduzir drasticamente o consumo de açúcar nos últimos anos o meu paladar foi se acostumando com outros tipos de sabores e eu decidi tentar me acostumar com o açaí in natura e cheguei em uma mistura de frutas deliciosa e que não precisa de nenhum açúcar artificial
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
- 50g (½ sachê) de açaí sem açúcar picado grosseiramente
- 75g (½ xícara) de mirtilos congelados
- 1 banana madura (½ para ser batida e ½ para ser servida com o açaí)
- ¼ xícara de iogurte natural, grego ou kefir sem açúcar
- 1 colher (chá) de sementes de chia
- ¼ colher (chá) de canela em pó (ela é o segredinho para realçar o sabor doce das outras frutas para que você não precise adoçar!)
Acompanhamentos opcionais (sugiro 3 ou 4)
- Banana em rodelas
- Mirtilos e morangos frescos
- Castanha de caju ou pistaches
- Sementes de chia ou de papoula
- Flocos de coco
- Goji berries
- Granola
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes em um liquidificador potente e bata por 1 minuto. DICA: se o seu liquidificador não for tão potente, acrescente um pouco de água de coco, leite vegetal ou água de coco.
- Transfira o creme para uma tigelas e cubra com os acompanhamentos da sua preferência.
O açaí é uma fruta muito nutritiva e cheia de antioxidantes, mas é importante ter em mente que esses açaí vendidos por aí são cheios de açúcar e muitas vezes vêm acompanhados de leite condensado, leite em pó, granolas industrializadas e adoçadas, além de outras frutas. Quando este é o caso, os benefícios acabam sendo perdidos pela quantidade de açúcar e calorias desnecessárias.
Ao comprar açaí para fazer em casa, é importante se certificar de que você está comprando a polpa da fruta pura, por isso, leia o rótulo. Aqui em NY eu compro a polpa no Trader Joe’s ou de uma marca chamada Sambazon no Whole Foods.
Esta receita foi inspirada no livro da Carla Oates, The Beauty Chef