O MELHOR MOLHO BOLONHESA QUE VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU!

Eu amo molho à bolonhesa e depois de fazer várias receitas que encontrei pela internet, eu fui testando e adaptando até chegar na receita perfeita para o meu paladar. 

Esse molho virou a minha especialidade e, modéstia à parte, todo mundo que já provou disse que é o melhor que já comeram!

Para muitos, este é um molho simples de tomate com carne, mas a essência da receita original é a carne e o meu segredo para desenvolver um sabor único é fazer uma mistura de tipos diferentes e ter muita paciência para dar mais profundidade ao sabor.

Rende 10 porções / tempo de preparo 3 horas e 45 minutos

Ingredientes:

  • 500g de carne bovina moída
  • 500g de carne de porco moída
  • 500g de carne de cordeiro moída
  • 45g (3 colheres de sopa) de manteiga
  • 200g de cenoura ralada (3 médias)
  • 100g de salsão cortados em cubos (3 talos médios)
  • 200g de cebola em cubos (1 grande)
  • 2 folhas de louro
  • 1 xícara de vinho tinto seco (um vinho que você beberia)
  • 800g de tomates pelados (2 latas)
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • ½ xícara de chá de creme de leite fresco
  • Sal, pimenta e noz-moscada à gosto

Modo de preparo:

  1. Misture os 3 tipos de carne em uma tigela e deixe fora da geladeira para ficar em temperatura ambiente. Isso é importante para que a carne não solte água durante o cozimento. 
  2. Leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga. Junte a cebola e refogue mexendo sempre por 3 minutos. Adicione a cenoura e o salsão e refogue por mais 5 minutos.
  3. Coloque metade da carne na panela, tempere com pouco de sal e pimenta e vá fritando em fogo alto por 15 minutos. A ideia é grelhar sem deixar soltar água. Se a sua panela for de inox, melhor ainda! Vão começar a se formar uns “queimadinhos” no fundo da panela que dão um sabor ainda mais especial ao molho.
  4. Coloque a outra metade da carne, mais sal e pimenta e cozinhe por mais 7 minutos.
  5. Adicione o extrato de tomate, mexa por um minuto.
  6. Adicione o vinho e cozinhe até secar, cerca de 5 minutos.
  7. Adicione as folhas de louro e o tomate pelado e mexa até incorporar tudo.
  8. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 3 horas, mexendo ocasionalmente.
  9. Ao final, acrescente o creme de leite fresco, noz-moscada ralada na hora, corrija o sal se for necessário e está pronto para servir.

Como este molho leva horas para ficar pronto (mas vale a pena, prometo!) eu sempre faço uma quantidade maior para congelar e ter pronto sempre que quiser. Essa quantidade rende 5 vidros com cerca de 400g de molho pronto, o que é suficiente para uma refeição para 2 pessoas.

Para fazer o congelamento, esterilize os vidros com água fervente e deixe um dedo livre na borda para não correr o risco de estourar durante o congelamento. Esse molho dura 3 dias na geladeira ou 3 meses no freezer.

Sobre substituições:

Pode usar só carne bovina? Poder pode, não vai ficar tão saboroso, mas eu já fiz e fica muito bom também.

Se quiser usar apenas 2 carnes, a proporção ideal é ⅔ de carne bovina e ⅓ de outra carne (nesse caso eu prefiro a de porco).

Compartilhe esse conteúdo:

Twitter
Facebook
Pinterest
Email
WhatsApp
Telegram

Busca: