POR QUE TER PLANTAS EM CASA?

Share:

Agora que estamos passando mais tempo em casa, percebemos a importância de criar um ambiente em que a gente se sinta bem. Não por acaso, muitas pessoas decidiram mudar de casa ou fazer aquela reforma que estava sendo adiada há tempos.

Uma outra coisa que também cresceu foi o interesse por plantas. Elas deixam os cômodos mais aconchegantes, dão aquela incrementada na decoração e, além disso, trazem benefícios para a nossa saúde física e mental.

QUALIDADE DO AR

Você sabia que ambientes fechados podem ter até 100 vezes mais toxinas que os ambientes ao ar livre?

Essas toxinas são componentes químicos chamados compostos orgânicos voláteis (VOCs em inglês).  Nem todos os VOCs são poluentes, já que alguns deles ocorrem naturalmente ou são produzidos por plantas e animais, por exemplo. Outros entretanto, muito comuns em combustíveis fósseis, móveis novos, revestimentos, tintas, colas, aerossóis, perfumes, cosméticos, produtos de limpeza e equipamentos técnicos, como computadores, são antropogênicos e fontes de poluição do ar em ambientes fechados.

Embora sejam invisíveis, os VOCs são facilmente identificados através do cheiro, já que todo material sintético que possui VOCs na sua composição apresenta algum tipo de odor acentuado, sendo os que contém benzeno e formaldeído (formol) os mais comuns.

Muitos desses componentes químicos em pequenas quantidades não causam mal, mas a exposição frequente a diversos destes compostos danosos ao dia podem causar dores de cabeça, alergias, irritação nos olhos, nariz e garganta, entre outros sintomas e até doenças como asma.

E o que tudo isso tem a ver com plantas? Em sua essência, elas ajudam a purificar o ar retirando parte das toxinas e transformando essas toxinas em nutrientes. Entretanto, para que elas tenham tenham um efeito comparável a um purificador de ar, seriam necessárias de 10 a 1000 plantas por metro quadrado, ou seja, mais importante do que encher a casa de plantas, é tentar ao máximo evitar a exposição desnecessária à toxinas e manter boa ventilação nos ambientes fechados.

Mesmo não sirvam para purificar totalmente o ar, as plantas também têm outros benefícios! Estudos mostram que elas ajudam a melhorar o microbioma no ambiente interno, contribuindo com a diversidade microbiana e potencialmente evitando que bactérias prejudiciais se instalem.

Do ponto de vista de saúde mental, outros estudos mostram que o efeito da natureza em casa ou no trabalho estimula os sentidos e a mente, melhorando a cognição mental e o desempenho. As plantas criam um ambiente calmo e natural que ajuda na concentração e até na retenção de memória!

Além de melhorar a produtividade, o estímulo visual da beleza das plantas acalma, o contato com a terra na jardinagem ajuda a melhorar a imunidade e a canalizar o stress para uma atividade positiva, e acompanhar o crescimento das plantinhas traz satisfação e alegria para as pessoas, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade.

Aposto que depois disso você vai querer sair correndo e comprar uma plantinha. Por isso, pesquisamos algumas opções fáceis de encontrar e de cuidar mesmo nas grandes cidades!

12 PLANTAS PERFEITAS PARA A SUA CASA

 

Espada de São Jorge

Se você tem pouco espaço, essa planta é ótima, por ser vertical e cilíndrica, se encaixa em qualquer lugar. Ela se adapta a qualquer ambiente, porque cresce conforme a luminosidade que recebe.

Jibóia

Essa planta é super fácil de cuidar, fica linda em prateleiras porque suas folhas são pendentes. Ela só precisa ficar na sombra e temperaturas amenas.

Peperômia-filodendro

Essa também é para quem gosta de plantas pendentes como a jibóia. Suas folhas são mais claras, gosta de meia sombra e regas regulares.

Zamioculca

Quer uma planta bem resistente? Essa é ótima para começar. Precisa de poucas regas e gosta de luz difusa ou meia sombra.

Ficus Lyrata

A Ficus pode ser colocada em qualquer canto da casa desde que receba algumas horas de sol por dia.

Bambu da sorte

O bambu da sorte traz significados como prosperidade e união, e pode ser cultivado na terra ou na água, sempre na sombra. É inclusive ótimo para presentear!

Maranta tricolor

Essa planta linda e colorida tem uma característica interessante: de dia as folhas ficam abertas para receber luz, e à noite, elas fecham para descansar. Elas gostam de luz difusa, ou meia sombra.

Costela de Adão

Quer uma planta pra dar um toque tropical na decoração? A Costela de Adão é fácil de cuidar e se adapta a ambientes com muita ou pouca luminosidade.

Pacová

Tem folhas exuberantes, gosta de luz indireta ou meia sombra.

Renda Francesa

Essa planta da família das samambaias é super delicada, adora água todos os dias e meia sombra.

Begônia Maculata

Você já deve ter visto essa planta que parece que foi pintada à mão por aí em boards do Pinterest. Ela é de fácil manutenção também, e gosta de sombra. Talvez sua única dificuldade será de achar, porque a procura é muito grande e acaba rapidinho nas lojas.

Palmeira Leque

Com as folhas que parecem ter sido dobradas à mão, essa planta gosta de cantos iluminados, é resistente e fácil de cuidar.

Crédito das imagens: Selvvva, Uemura Flores e Plantas e MF Rural

Share:

logo inbox

Assine a newsletter e receba um conteúdo exclusivo no seu e-mail!

Ao clicar em “inscrever-se”, você concorda em receber e-mails do Fê-liz com a vida e aceita nossos termos de uso, política de privacidade e cookies.