Uma das minhas maiores dificuldades quando eu comecei a me interessar por uma alimentação mais saudável, variada e com diferentes nutrientes era ter ideias de acompanhamentos para substituir o arroz e feijão.
Eu amo a nossa combinação favorita no Brasil, mas comer arroz e feijão todos os dias acaba impedindo a gente de provar uma imensa variedade de vegetais disponíveis a cada estação e não só isso, também variar o aporte de nutrientes.
Essa receita surgiu em um daqueles momentos em que a gente só tem 2 ingredientes disponíveis e me veio a ideia de transformar em um purê! O resultado foi um purê cremoso, com um sabor super especial que combina demais com tudo, principalmente peixes.
Ingredientes
- 200g de couve-flor picada em pedaços pequenos
- 200g de palmito
- ¼ de uma cebola picada bem fino (eu gosto muito de chalotas que são mais docinhas)
- 80ml (⅓ xícara de chá) de água
- 1 colher de sopa de manteiga ou ghee
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola por 3 minutos ou até ficar transparente.
- Adicione a couve-flor e o palmito picados, tempere com sal e pimenta e refogue por mais 5 minutos, mexendo sempre.
- Adicione a água, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até a couve-flor ficar bem macia.
- Desligar o fogo e bater tudo com um mixer ou em um mini-processador.
- Prove e ajuste o sal se necessário.