TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS VELAS EM CASA

Share:

Há mais de 150 anos, velas eram uma necessidade em um mundo sem eletricidade. Hoje, elas são parte da decoração tornando os ambientes mais aconchegantes e perfumados.

Eu sempre amei velas, tanto pelo efeito que elas dão ao ambiente, quanto pelo perfume, mas de uns tempos para cá notei que todas as vezes em que eu acendia as minhas os meus olhos lacrimejavam, eu sentia coceira no nariz e dor de cabeça. Intrigada (e chateada, confesso), comecei a pesquisar sobre o assunto e quero dividir com vocês um pouco do que aprendi.

Velas são tóxicas?

A maioria das velas é feita de cera de parafina que é um subproduto do petróleo, por isso, existe muito debate em relação à sua toxicidade.

Um estudo feito em 2009 descobriu que a queima de cera de parafina pode liberar compostos químicos potencialmente perigosos, como o tolueno. Essa substância é conhecida por estar presente na cola de sapateiro e é facilmente absorvida pelos pulmões (40 a 60% do total inalado). A exposição em níveis baixos ou moderados pode ocasionar cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea, perda do apetite, da visão e audição.

Esse estudo específico acabou nunca sendo publicado e outros estudos científicos disponíveis afirmam que o nível de componentes químicos liberados por cada tipo de vela estão muito abaixo da quantidade que causaria problemas à saúde humana. O problema é que esses estudos foram financiados por associações de produtores de velas o que faz com que seus resultados sejam tendenciosos.

Até o momento, não há evidências conclusivas de que a parafina seja prejudicial à saúde, mas é um fato que as velas liberam fuligem e componentes semelhantes aos liberados por um motor a diesel, ou seja, bem não faz.

Além disso, considerando que muitos de nós moramos em grandes centros urbanos e somos constantemente expostos a poluição, minimizar a quantidade de fumaça que respiramos evitando acender velas de parafina dentro de casa não me parece ser uma má ideia.

E as amadas velas perfumadas?

Muitas velas perfumadas são feitas de uma mistura de parafina com outras ceras e podem liberar compostos orgânicos voláteis, como o formaldeído (formol), que é uma substância cancerígena. As fragrâncias sintéticas também contém substâncias tóxicas difíceis de serem identificadas já que muitas marcas se recusam a revelar os ingredientes das suas para manter a exclusividade.

Até mesmo as fragrâncias naturais, feitas a base de óleos essenciais, também podem desencadear reações alérgicas causando espirros, coriza e congestão nasal.

Marcas famosas não são garantia de qualidade!

As minhas velas favoritas sempre foram as da Diptyque, NEST, Jo Malone e Voluspa e depois de começar a pesquisar sobre o assunto, eu notei que nenhuma delas coloca a composição das velas na embalagem. A Dyptique e Jo Malone também não disponibilizam a informação no site, então decidi entrar em contato com o atendimento ao consumidor para me certificar.

Para a minha surpresa, as únicas feitas com ingredientes naturais são as da Voluspa. As demais, embora caríssimas, são feitas de uma mistura de parafina com outras ceras vegetais e fragrâncias sintéticas.

A NEST ainda se justificou dizendo que o uso de parafina é aprovado pela FDA (o equivalente à ANVISA aqui nos EUA), mas isso não significa que não traga implicações para a nossa saúde visto que cigarros também são aprovados para comercialização.

Quais são as melhores velas para a nossa saúde?

É importante ressaltar que queimar qualquer coisa pode liberar substâncias químicas prejudiciais à sua saúde, mas é pouco provável que a fumaça de velas acesas em uma área bem ventilada tenha um impacto significativo comparada com a poluição que respiramos no dia-a-dia. Mas se você também ama velas e, assim como eu, gostaria de minimizar a quantidade de partículas tóxicas que inala, a melhor opção é acender apenas em ocasiões especiais e escolher velas feitas de ingredientes 100% naturais como as de cera de abelha, coco e soja.

Depois dessa pesquisa eu testei uma marca de velas perfumadas feitas com ingredientes e óleos essenciais orgânicos chamada NEOM. Em um primeiro momento eu achei que elas fossem me dar alergia, mas eu acabei gostando bastante.

 

Para as velas decorativas, principalmente as que usamos durante as refeições, eu tenho usado as de cera de abelha da marca BIG MOON WAX. Além de ser 100% naturais, as embalagens são reutilizáveis gerando menos lixo.

Como aproveitar melhor as suas velas

Algumas dicas úteis sobre o uso velas em geral:

  • Mantenha as velas longe de áreas com correntes de ar para minimizar a fuligem.
  • Em vez de soprar a vela, use um apagador especial ou um domo de vidro para cobrir a vela até que ela se apague. Caso você não tenha esses apetrechos em casa, mergulhe o pavio na cera para evitar que a fumaça se propague no ambiente.
  • Ventile o ambiente após apagar uma vela.
  • Centralize e endireite o pavio da vela depois de apagada. 
  • Antes de acender novamente, deixe-a esfriar completamente e apare o pavio se ele ficar maior do que 1 centímetro.
  • Mantenha a poça de cera livre de aparas de pavio, fósforos e detritos.
  • Não acenda velas em ambientes sem ventilação.
  • Nunca deixe velas acesas sem supervisão. 

 

A exposição à toxinas no mundo em que vivemos é constante e inevitável, por isso eu tenho tentado fazer escolhas mais inteligente sobre tudo que eu posso controlar. A minha intenção é trazer informação para que você seja capaz de escolher suas velas de forma consciente, adquirindo produtos que realmente tenham qualidade e não apenas uma marca famosa.

 

 

Share:

logo inbox

Assine a newsletter e receba um conteúdo exclusivo no seu e-mail!

Ao clicar em “inscrever-se”, você concorda em receber e-mails do Fê-liz com a vida e aceita nossos termos de uso, política de privacidade e cookies.